Pouco se sabe da existência de um Manifesto que aborda os princípios de toda essa ideia de gerenciamento ágil de projetos. Para aqueles que ainda não conhecem, existe os 12 Princípios do Manifesto Ágil, são eles:
- 1- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, através da entrega adiantada e contínua de software de valor.
- 2- Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento. Processos ágeis se adequam a mudanças, para que o cliente possa tirar vantagens competitivas.
- 3- Entregar software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência aos períodos mais curtos.
- 4- Pessoas relacionadas à negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o curso do projeto.
- 5- Construir projetos ao redor de indivíduos motivados. Dando a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho.
- 6- O Método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para, e por dentro de um time de desenvolvimento, é através de uma conversa cara a cara.
- 7- Software funcional é a medida primária de progresso.
- 8- Processos ágeis promovem um ambiente sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários, devem ser capazes de manter indefinidamente, passos constantes.
- 9- Contínua atenção à excelência técnica e bom design, aumenta a agilidade.
- 10- Simplicidade: a arte de maximizar a quantidade de trabalho que não precisou ser feito.
- 11- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis.
- 12- Em intervalos regulares, o time reflete em como ficar mais efetivo, então, se ajustam e otimizam seu comportamento de acordo.
Fonte: http://www.manifestoagil.com.br
Tanto o desenvolvimento ágil quanto os métodos convencionais são muito úteis. Só depende do que a empresa necessita. Muitas empresas querem maximizar os lucros, porém o que necessitam é só de uma melhor estratégia de desenvolvimento, e não de uma mudança geral. Porém quando uma empresa conseguir unir o Scrum, por exemplo, ao PMBook, tenho certeza que conseguirá maximizar os lucros, sem colocar a empresa em risco de um colapso interno ou externo.
ResponderExcluir