segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

O que é Feature Driven Development(FDD)?

O lema do FDD é "Resultados frequentes, tangíveis e funcionais".

Em tradução livre: Desenvolvimento Guiado por Funcionalidades, é uma das seis metodologias ágeis originais do desenvolvimento de software. Essa metodologia situa-se numa posição intermediária entre as abordagens mais prescritivas (Processo Unificado, Cascata tradicional - Waterfall) e as abordagens Ágeis (XP - Programação Extrema, Scrum, Crystal, etc.).

O FDD foi criado por Jeff De Luca, um gerente de projetos australiano, no final da década de 90. Quando ele estava tentando fornecer uma solução de desenvolvimento de software para um grande projeto em Java para o United Overseas Bank em Singapura, entre 1997 e 1999, a partir do Método Coad (uma metodologia completa para Análise, Desenho e Programação Orientados por Objetos, desenvolvida por Peter Coad nas décadas de 1980 e 1990) e das técnicas de gerenciamento iterativo, incremental e enxuto de projetos.

A primeira descrição oficial dos processos foi publicada no livro "Java Modeling in Color with UML", por Peter Coad, Eric Lefebvre e Jeff De Luca, em 1999.

O FDD é um processo de desenvolvimento, que assim como todas as metodologias ágeis, é iterativo e incremental com o objetivo de entregar software funcional e que agregue valor para o cliente. Misturando as melhores práticas com o objetivo de focar no que é importante para o cliente. Isso significa que os desenvolvedores se concentram nos recursos que o cliente valoriza, as funcionalidades que eles esperam e precisam.

No FDD, as funcionalidades são tão importantes quanto as histórias de usuários são para Scrum. Já que elas ajudam os desenvolvedores no planejamento de seus trabalhos.

O FDD chama a atenção por algumas características:
  • Propõem entregas de resultados úteis a cada duas semanas ou menos
  • Utilização de blocos bem pequenos de funcionalidade valorizada pelo cliente, chamados “Features”
  • Planejamento detalhado e guia para medição
  • Oferecer rastreabilidade e relatórios com precisão
  • Monitoramento detalhado dentro do projeto, com resumos de alto nível para clientes e gerentes, e até sugere a utilização da documentação como forma de comunicação dentro da equipe de desenvolvimento.
  • Fornece uma forma de saber, dentro dos primeiros 10% de um projeto, se o plano e a estimativa são sólidos

O site oficial da metodologia é http://www.featuredrivendevelopment.com, incluindo um fórum de discussão onde as pessoas podem aprender mais sobre o tema.

Fonte: https://apiumhub.com/tech-blog-barcelona/feature-driven-development/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Feature_Driven_Development
http://heptagon.com.br/fdd/fdd-oque/
https://imasters.com.br/artigo/13370/agile/fdd-um-metodo-agil-e-eficiente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário