quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Kanban: O que é e como funciona o método?


Figure 1 - Kanban.


O que é?

O sistema Kanban está baseado em referências visuais que estão atrelados aos produtos, lugares comuns, murais de produção ou até mesmo em computadores que utilizam uma espécie de método kanban eletrónico para funcionar. São utlizados cartões (post-its), com cores e tamanhos diferentes para definir e descrever as tarefas que precisam ser feitas, que estão sendo feitas e as já conluídas. É um sistema que visa aumentar a eficiência da produção e otimizar seus sistemas de movimentação, produção, realização de tarefas e conclusão de demandas.

Apesar de parecer simpels, o Kanban nasceu com uma ideia complexa de orientar a produção pelo cumprimento de tarefas complexas, e não pela movimentação do estoque. Foi desenvolvido pelos japoneses da Toyota dentro do modo de produção Just In Time (JIT), ou seja, o Kanban não é o JIT, mas sim, parte dele. É importante destacar isso, pois tanto o Kanban como outras técnicas  toyotistas do sistema JIT vieram para modificar uma produção que era puatada ainda pelo modesto fordista de produção, utilizado basicamente desde o começo do século XX em boa parte das plantas industriais de todo o planeta. 

Como funciona? 

O cartão kanban é responsável pela comunicação e pelo funcionamento de todo o sistema, nele devem estar contidos as informações mínimas para o bom funcionamento da linha de produção. Sendo necessário, ele poderá conter um número maior de informações, desde que sejam importantes para a área específica, onde se pretende implementar o sistema kanban.

Um quadro Kanban é uma ferramenta que ajuda a visualizar o fluxo de trabalho de qualquer projeto. Ele fornece alto nível de transparência, permitindo que todos entendam o status de um projeto com um simples olhar.

Esses quadros e cartões visuais integram o sistema Kanban, que ajudam os trabalhadores a planejarem a produção na indústria e a controlar o estoque. Assim, conforme a quantidade de cartões disponíveis nos quadros são tomadas decisões, priorizando o que é mais importante, realizando setup de máquinas e até mesmo as paradas para manutenção.

Existem dois tipos de Kanban - o de produção e o de movimentação. Kanban de Produção informa a um processo fluxo acima qual tipo e em que quantidade o produto deve ser produzido para atender a um processo fluxo abaixo. Geralmente colocam se murais contendo cartões (post-its) em um espaço que possa ser visualizado por todos os funcionários resposáveis por desempenhar ações naquela linha de produção. Os murais costumam ser dividos em três seções: To do (por fazer), Doing (fazendo/em execução) e Done (feito/concluído). Mais divisões podem ser inseridas no mural para adequar com necessidade de cada projeto.

Figure 2 - Kaban de Produção.






O Kanban de Movimentação, também denominado ainda de Kanban de Transporte, notifica os diversos setores de produção de uma linha para quando realizar determinada ação ou quando esperar pela próxima ordem. Os cartões são afixados nos produtos, geralmente, o cartão de movimentação é afixado em substituição ao cartão de produção, e levados a outro processo ou local, onde são retirados e voltam à etapa inicial.

Figure 3 - Kanban de Movimentação.

Vídeo de explicação abaixo:



Fonte:

https://www.industriahoje.com.br/o-que-e-kanban
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kanban
http://www.leanti.com.br/conceitos/9/O-que-e-Kanban.aspx
https://www.citisystems.com.br/kanban-conceito-sistema-o-que-e-on-line/


Nenhum comentário:

Postar um comentário